Palavras chaves: Gravações; Single; Full; Festa de Lançamento
Lançar discos é a melhor maneira para sua banda ganhar dinheiro, além de ser fundamental para o crescimento no ranking e desenvolvimento da banda. Entretanto antes de lançar o primeiro single, alguns aspectos devem ser observados.
Discos só são vendidos em cidades que sua banda tem fama no mínimo humilhante (4), lançar discos sem ter esse requisito mínimo é inútil. É interessante a banda possuir fama no mínimo humilhante(4) em 25 ou mais cidades para o disco vender uma quantidade razoável. Como conseguir isso? Fazendo turnês mundiais!
Sua banda já se preparou? Já aprimorou as habilidades iniciais para fazer seus shows? Então é hora de tirar a viola do saco, desempoeirar a bateria, pegar seu cachorro, papagaio e periquito, dar um trato no busão da banda e pé na estrada! Para saber mais a respeito, leia as dicas na página sobre turnês.
GRAVAÇÕES
As gravações são muito importantes para a resenha dos discos, isso influenciará diretamente as vendas. Escolha sempre estúdios 5* para gravar suas músicas, não vale a pena economizar alguns trocados e agendar sua gravação em um estúdio caindo aos pedaços, certamente o resultado da gravação será muito prejudicado.
Caso sua banda não tenha um produtor musical, escolha um produtor qualificado, que tenha 5* em produção de discos, a nota da produção deve ficar no mínimo sobrenatural, caso a produção não obtenha essa nota, é recomendável descartar a gravação e agendar uma nova.
Para obter uma melhor performance os membros da banda devem aprimorar o estilo musical e suas funções na banda, essas são as habilidades mais básicas para iniciar a carreira de artista musical. Certifique-se de estar com o humor e saúde o mais alto possível, é recomendável estar acima de 90%. É interessante convidar um amigo que tenha 5* no gênero musical da sua banda para fazer uma participação especial na gravação, isso ajuda bastante a melhorar a nota da performance.
Agora que já sabemos como gravar e produzir boas músicas, é hora de analisarmos a diferença entre o single e o full e suas particularidades.
SINGLE
Um dos momentos mais especiais e marcantes da vida do artista é o lançamento do seu primeiro disco. Desde que começamos tocando nas esquinas, nas churrascarias e nos barzinhos, todos nós sonhamos em lançar nossos discos, ver nossos fãs cantando nossas músicas, nos ouvir nas rádios, sermos reconhecidos e darmos autógrafos, enfim, alcançar o sucesso. Um dos pilares para o nosso sucesso são os nossos discos.
O primeiro disco de um artista deve ser um single, um CD composto por 2 músicas, a música “A” e a música “B”, a ordem delas influencia muito, na primeira posição (música “A”) deve ser colocada a melhor das duas músicas.
Os singles devem ser lançados religiosamente a cada 28 dias, é importante não falhar nesse controle, venda de singles é um dos fatores primordiais para o cálculo do ranking. Afinal de contas, ninguém quer decepcionar seus fãs, correto? Após 28 dias seus fãs estarão loucos para comprar seu single e poder escutá-lo em sua casa, conhecer suas novas músicas e fazer aquele churrasco de domingo ao som da sua banda preferida tocando no rádio.
Entretanto, não é simplesmente lançar um single com qualquer música, deve-se observar a popularidade correta, os singles devem ser planejados, as músicas inseridas na hora certa para chegarem à data de lançamento com a popularidade correta, seus fãs querem ouvir as músicas do momento, as novidades, músicas populares.
Agora entra a estratégia da banda, o primeiro passo é saber trabalhar as músicas do single.
É preciso planejar um repertório sempre com músicas excedentes para os singles, sempre manter no mínimo duas músicas guardadas, estas serão as músicas do próximo single e não entrarão no seu setlist enquanto não for o momento certo, o ideal é que a música “A”, a melhor delas, seja muito boa, a outra música, a música “B”, não deve ser uma música horrorosa, mas não precisa ser um big hit, a música “B” pode ter a letra/melodia com notas 22/23 ou 23/23, por exemplo.
As músicas “A” e “B” devem ser lançadas em momentos distintos, primeiro lançar a música A, cerca de uns 18 shows antes (considerando um público de 10 mil pessoas por show). Eu sugiro criar uma planilha de acompanhamento da popularidade das músicas para achar o ponto ideal para a sua banda de quando lançar a música, anotar show a show o público e quanto subiu a popularidade de cada música, isso vai te ajudar a controlar a popularidade e entender melhor o processo.
A música “B” deve ser lançada cerca de uns 10 shows antes (considerando público de 10 mil pessoas por show). Novamente vale fazer o acompanhamento com a planilha citada acima para achar o tempo ideal para sua banda saber quando inserir a música “B”.
IMPORTANTE
A música “A” pode subir bastante a popularidade, na data do lançamento do single é interessante ela estar casa dos 40% – 45%, isso vai ajudar nas vendas e entrar na parada das rádios, a rádio vai ajudar na fama das cidades e no ranking. Para entrar na parada das rádios é necessário lançar um vídeo clipe da música, os clipes ajudam a subir a popularidade da música.
Obs.: Para esse nível 40% – 45% de popularidade da música “A” é levado em consideração que será lançado um clipe com boa qualidade (no mínimo sublime [24]). Caso não seja lançado nenhum clipe da música, pode considerar um bom nível de popularidade para a música “A” cerca de 30% na hora do lançamento do single.
A música “B” requer um controle ainda maior, não pode estourar 15% de popularidade, deve-se mantê-la no setlist até alcançar 15% de popularidade, após isso retirar a música do setlist. IMPORTANTE: Caso a banda pretenda fazer uma festa de lançamento, retire a música B ao atingir 10% de popularidade. Para saber mais detalhes confira abaixo na seção “Festa de lançamento”.
A maioria das bandas não volta a tocar essa música “B”, outras bandas voltam a tocar quando forem lançar o outro single, quatro semanas adiante. Por este motivo a música “B” não deve ser uma música excepcional, a banda vai descarta-la muito cedo, ninguém quer abrir mão de uma música boa, uma música com letra/melodia 22/23 está de bom tamanho para a faixa B do single.
FULL
Após comprarem todos seus singles, fazer buracos nos discos de tanto tocar, lotar seus shows, ficarem na porta do hotel na esperança de pegar um autógrafo, seus fãs estão ansiosos para comprarem o tão esperado full! Chegou a hora então de começarmos a trabalhar no nosso disco full, então mãos à obra, vamos ao que interessa!
Como o nome diz, o full é o disco completo da banda, embora o sistema aceite entre 8 e 12 músicas, é recomendável lançar full sempre com 12 músicas.
Tanto o full quanto o single são lançados às terças-feiras.
Importante: Aos artistas com contrato com a B-ROCKS RECORDS, pedimos que não lancem seus discos, deixem essa função a cargo da gravadora, desta forma não haverá risco de lançarem na data errada e nós mantemos nosso controle sobre a data de lançamento de todas as nossas bandas, com a B-ROCKS RECORDS vocês estão em boas mãos, temos um controle preciso e seguro.
Os full são lançados a cada 112 dias (2 popanos), se o planejamento correr da forma correta, entre um full e outro serão lançados 4 singles. A contagem entre os lançamentos dos singles e dos full são independentes, um não interfere no outro, isso quer dizer que podemos lançar um single nesta semana e um full na próxima semana, não há penalização neste caso, apenas deve-se ficar atento às datas entre os discos da mesma classe, os singles devem ser lançados a cada 28 dias e os full a cada 112 dias.
Os aspectos mais importantes no full são qualidade das músicas, fama alta (não confundam com popularidade, no single os fãs estão querendo ouvir músicas do momento, as músicas populares, lá devemos trabalhar a popularidade, no full o que nossos fãs estão querendo são músicas já consagradas, com fama alta) e a qualidade da gravação das faixas.
Para o full pode-se utilizar as músicas lançadas nos singles anteriores, desde que essas não tenham sido utilizadas em nenhum outro full, apesar de ser possível aproveitar as músicas dos singles anteriores, é necessário analisar se realmente vale a pena. Muitas bandas não utilizam a faixa B dos singles por duas razões:
- Como foi explicado no tópico acima sobre single, a estratégia correta é manter a música B com popularidade em 15% e remove-la do setlist, isso fará com que a música não adquira muita fama.
- A outra razão é que como as músicas “B” dos singles geralmente são tratadas como músicas descartáveis, ou seja, só serão tocadas até atingirem 15% de popularidade e retiradas do setlist, muitas bandas optam por não colocar uma música com qualidade tão boa.
Notem que a música “B” do single então ficou prejudicada nos dois aspectos mais importante para o full, fama e qualidade. Por esta razão, muitas bandas não utilizam as músicas “B” do single no full.
Claro que é necessário analisar a situação, em geral, se sua banda renovar o repertório anualmente, não terá problemas com a quantidade de músicas para o full, mas caso não tenha músicas suficientes, pode ser necessário inserir as músicas “B” dos singles anteriores, como diz o bom e velho chavão, cada caso é um caso.
Definidas as músicas, é só correrem para o estúdio, gravarem as faixas, criarem o disco e enviarem para a gravadora. A partir daqui vocês, parceiros da B-ROCKS RECORDS, estarão em boas mãos, pode deixar todo trabalho conosco, vamos à fábrica, encomendamos seus discos e enviamos para todas as lojas no prazo correto.
Após o disco ser enviado para a gravadora é só relaxar e ficar sentindo aquele frio na barriga que nós artistas conhecemos muito bem, todas às terças-feiras aquela ansiedade para ver nossos discos nas lojas, nossos fãs fazendo fila e se estapeando para terem a oportunidade de comprar seu mais recente disco.
FESTA DE LANÇAMENTO
A melhor maneira para se lançar discos é através das festas de lançamento, esbanjar um pouco de dinheiro, aproveitar para tomar umas taças de champanhes e quem sabe até se dar bem com umas groupies!
A mídia do mundo inteiro ficará enlouquecida ao saber da sua festa de lançamento, todos ficarão loucos para cobrir este mega evento, como resultado, sua banda irá ganhar uma boa porcentagem de cobertura da mídia em todas as cidades do mundo e as músicas do single ganharão um aumento na popularidade, o nível exato depende do valor que a banda irá gastar na festa, para saber mais detalhes confira os links ao fim desta seção.
Ao agendar a festa deve-se tomar alguns cuidados para não fazer de forma errada e acabar prejudicando o disco e frustrando os fãs com um lançamento no momento errado. A festa tem duração de 1 hora e o disco será automaticamente lançado ao término da festa.
Para fazer o agendamento, após ter criado e enviado à gravadora, basta ir em Artista >> Festas de lançamento, na seção “Agendar festa de lançamento” clicar em “Início”.
IMPORTANTE: O horário mostrado na página de agendamento é o horário do país do estúdio de gravação ou do clube, portanto é necessário fazer a conversão para o horário da Europa Central (CET), mesmo horário de Estocolmo, por exemplo. A festa tem duração de 1 hora, faça o cálculo para a festa terminar ainda na terça-feira, no horário CET, não importa o horário no país onde será realizada a festa de lançamento, o importante é que a festa termine à terça-feira no horário CET, ao término da festa o disco será automaticamente lançado. Para fazer a conversão basta clicar sobre a interrogação (menu superior, lado direito da tela), depois em “Fusos horários”, será apresentada uma lista com a hora atual de todas as cidades do mundo, conforme dito anteriormente, o horário CET é o mesmo horário de Estocolmo, por exemplo.
É possível agendar as festas em um estúdio de gravação pertencente à companhia da gravadora onde a banda tem contrato ou agendar em um clube, desde que este permita agendamentos manuais. Para agendar em um clube verifique a lista de clubes na cidade onde deseja agendar a festa, copie o id do clube que escolheu, retorne à tela de agendamento da festa, na lista de locais disponíveis, o último item é: “Escolher outro clube”, selecione esta opção e aparecerá um campo para digitar o id do clube, basta colar o id que copiou anteriormente. Caso apareça uma mensagem de erro informando que o clube não permite agendamento manual selecione outro clube que permita agendar shows manualmente.
ATENÇÃO: A festa deve ser agendada com uma antecedência mínima de 72 horas (3 dias), para ser mais seguro recomendo agendar com uma antecedência mínima de 96 horas (4 dias). Muitas bandas deixam para agendar a festa na última hora e acabam não conseguindo realizar o agendamento.
A festa de lançamento irá gerar um ganho significativo na cobertura da mídia em todas as cidades do mundo e um ganho nas popularidades das músicas A e B do single, por esta razão é necessário ficar muito atento à música B, se deixar para retirar a música do setlist somente quando alcançar 15% de popularidade ela irá estourar o limite, é interessante retirar a música B quando ela atingir 10% para ter uma boa margem de segurança. Para saber mais detalhes sobre a popularidade das músicas e cobertura da mídia ganha com as festas de lançamento confira nos links abaixo:
REGISTRO DA FESTA DE LANÇAMENTO DO SINGLE
REGISTRO DA FESTA DE LANÇAMENTO DO FULL
Élcio Brasileiro – CEO of B-ROCKS RECORDS®
Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário abaixo que responderemos o mais breve possível.
Uma ótima maneira de melhorar a venda dos discos e aumentar a popularidade da música é gravar um vídeo clipe da música “A” do single. Quem não gosta de ver seu artista preferido na tela da MTV? Seus fãs também adoram te ver nas telinhas. Filmar vídeos clipes pode ser uma ótima propaganda para sua música.
Vídeo clipes não são indicados para artistas novos, no início é mais interessante usar os updates para focar em habilidades mais importantes, atuação não é uma habilidade primordial para o inicio de carreira, logo abaixo falaremos sobre as habilidades necessários para a gravação do vídeo clipe.
Para filmar bons clipes é importante cumprir alguns requisitos:
- Todos os membros da banda deverão ter a habilidade de atuação aprimorada, é altamente indicado que esteja aprimorada até 5*, além de ter a habilidade do gênero completa também.
- O diretor do clipe deve ter a habilidade de fotografia básica, cinematografia e habilidade do gênero aprimorada, é importante que estejam em 5*.
- O clipe deve ser 100% ensaiado por todos os membros, incluindo o diretor, jamais grave um clipe sem ter concluído o ensaio. Para ensaiar o clipe basta alterar o foco para “ensaiar cena” e selecionar o clipe a ser ensaiado.
- A trilha sonora do clipe não pode ser uma música com popularidade já decadente, deve ser uma música nova, recém-lançada para o single, para saber mais sobre popularidade e músicas do single, confira aqui.
O ideal é começar a trabalhar o clipe com bastante antecedência para todos os membros conseguirem ensaiar e não haver surpresas desagradáveis no dia da filmagem, caso a banda ainda não tenha gravado a trilha sonora do clipe, pode criar um novo clipe usando qualquer faixa que já tenha sido gravada e ensaia-lo normalmente, após gravar a faixa que será utilizada no clipe basta ir à página do clipe alterar a trilha sonora, não haverá nenhum prejuízo no nível de ensaio, tudo permanecerá da mesma forma, lembre-se de fazer essa alteração antes da filmagem do clipe.
Após garantir que todos ensaiaram e todos os preparativos estão prontos, chegou a grande hora, vamos escolher o local da filmagem do vídeo clipe.
O local é um elemento fundamental para a qualidade do vídeo clipe, o mais indicado é filmar em um parque 5*, antes de agendar a filmagem, é recomendável olhar a lista dos melhores parques do mundo, não é fundamental, mas é melhor se o parque estiver na lista, quanto melhor colocado mais interessante será. A lista pode ser verificada em Paradas >> Melhores locais.
Outra questão que deve ser levada em consideração é a saúde e o humor de todos os membros da banda, quanto mais altos melhor, é indicado estar acima de 90%, o mais próximo de 100% possível. A Star Quality (SQ), também conhecida como fama pessoal, também é levada em consideração para calcular sua performance no clipe, é recomendável antes do clipe os membros da banda consumirem um sanduíche Elvis e um charuto para aumentar a SQ, segue abaixo os detalhes sobre esses itens:
Charuto > Aumenta a SQ em 4%; duração de 6h
Sanduíche Elvis > Aumenta a SQ em 4%; duração de 6h
É importante salientar que a filmagem do clipe dura em média 3h45min.
O lançamento do vídeo clipe deve ser feito poucos dias antes do lançamento do single, em geral entre sábado e terça-feira (data do lançamento do single). A filmagem deve acontecer poucos dias antes da data de lançamento, clipes filmados com muita antecedência perdem o efeito.
Não é recomendável lançar um clipe com nota inferior a sobrenatural (21), por esta razão é importante aprimorar ao máximo a habilidade de atuação e o diretor possuir a habilidade de cinematografia aprimorada. Caso todos os membros da banda possuam as habilidades necessárias completamente aprimoradas, é interessante tentar uma nota no mínimo colossal (25).
No último comunicado dos Devs sobre as alterações nos vídeos clipes apresentaram a seguinte notícia, é importante ler a citação abaixo com bastante atenção, é fundamental seguir essas diretrizes.
Alguns acreditaram que esse dia nunca chegaria… mas chegou. Múltiplos lançamentos e fazer estoque de videoclipes já não adianta mais.
Aqui está o básico desta mudança para todos se informarem:
- Para que um vídeo alcance seu potencial máximo ele não deve ser lançado logo em seguida a outro. O intervalo ótimo será aproximadamente o mesmo do lançamento de singles. Você receberá uma mensagem no diário do artista dizendo se o lançamento foi em bom momento ou não.
- O lançamento do clipe deve ser feito pouco tempo após o término das filmagens. Se esperar muito, os fãs vão achar seu vídeo velho e fora de moda (Isso não é algo exatamente novo, mas o efeito vai ser muito mais evidente de agora em diante).
- Clipes que atinjam as paradas receberão um bônus na popularidade da música, como sempre.
- Bons clipes podem afetar a popularidade da música por até um mês, não apenas uma semana. (Mesmo que eles não cheguem nas paradas)
- Clipes ruins, lançamentos em má hora e filmagens velhas podem reduzir ou mesmo eliminar quaisquer fatores positivos que afetam a popularidade de uma música. Não existe mais garantia de que um videoclipe irá aumentar a popularidade da música.
Nós sabemos que isso é uma mudança dolorosa para alguns jogadores. Mas temos certeza de que para a maior parte das pessoas isso tornará o jogo melhor.
Élcio Brasileiro – CEO of B-ROCKS RECORDS®
Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário abaixo que responderemos o mais breve possível.
A única maneira de se tornar um artista conhecido, ganhar fãs pelo mundo e ser reconhecido é fazer uma turnê mundial. Abandonar os palcos das churrascarias, parar de tocar o velho violão na pracinha do bairro e partir para dominar o mundo!
Um erro bastante comum entre os novos artistas é agendar shows aleatórios, aqui e ali, sem uma sequência lógica. Uma turnê mundial requer planejamento, não é simplesmente agendar alguns shows por aí, é interessante fazer de forma profissional, a partir de agora seu artista vai atingir um novo nível na carreira, então é interessante se organizar e trabalhar com profissionalismo.
Para fazer uma turnê mundial o artista irá precisar de um veículo da banda, pode ser o mais básico, uma mini-van, mas sem o veículo da banda não é viável fazer turnês. Obviamente a banda também irá necessitar de um repertório para fazer os shows, veja nas seções de tutoriais as dicas sobre repertório próprio e repertório cover.
O primeiro passo para planejar a turnê é criar uma rota, elaborar uma planilha com todas as cidades do mundo, as datas que a banda irá se apresentar em cada cidade e os horários.
É importante ficar atento com o fuso horário, olhe com bastante atenção se não há conflito de horários ocasionado pela diferença no fuso horário, se o show falhar seus fãs ficarão bastante desapontados com a sua banda, ninguém quer se programar 1 ano antes para assistir um show, convidar a namorada, comprar uma roupa nova, encerar o carro, dar um tapa no visual e na hora H o show ser cancelado. Se isso acontecer sua fama na cidade será prejudicada, portanto, fique muito atento a isso.
Para facilitar vou disponibilizar um modelo de turnê simples e de ultra tour (esse assunto será abordado logo abaixo), tenha em mente que esse é apenas um modelo de rota, existe uma infinidade de combinações possíveis de rotas. Modelo de turnê simples; Modelo de Ultra tour, nos modelos disponibilizados não foram adicionadas nenhuma data especial, a banda pode customizar conforme desejar, adicionar folgas para determinadas datas especiais, fique à vontade para personalizar a rota da melhor forma possível para sua banda. É importante agendar shows em todas as cidades do mundo, não faça turnê passando por alguns países e deixando outros de fora, toque em todas as cidades, colecione fãs por todo o mundo, isso será fundamental para o crescimento da sua banda.
Ao todo há 49 cidades no mundo, o ano tem 56 dias, deve-se fazer uma turnê no máximo em 56 dias, não é interessante levar mais de 1 ano para fazer uma turnê mundial, portanto deverá tocar quase todos os dias, é normal algumas bandas deixarem alguns dias de folga para datas especiais, alguns gostam de deixar o dia de Santa Kobe livre para fazer a quest, a maioria das bandas compostas por membros vips deixam vago o dia Z para caçar zumbis, enfim, pode personalizar sua turnê, deixar um ou outro dia de folga para fazer determinada tarefa.
Há também a possibilidade de fazer as chamadas “ultratours”, são turnês mundiais com dois shows por dia, esse modelo de turnê só é indicado quando sua banda já estiver vendendo 10 mil ingressos por show e é importante ter um jato, sem o jato não é viável fazer ultratours, a probabilidade de um show ser cancelado porque a banda não conseguiu chegar a tempo à cidade é muito grande.
Os ingressos para os seus shows começarão a ser vendidos com 56 dias de antecedência (1 ano), portanto é importante agendar sua turnê com uma antecedência de cerca de 56 dias, assim venderá mais ingressos, se você agendar um show com 2 dias de antecedência pegará seus fãs de surpresa, certamente você só entrará na plateia seus vizinhos e aqueles amigos mais íntimos que irão ao show para te dar aquela força e não te deixar desanimado.
Agora que a banda já definiu a rota, já determinou as datas e os horários de cada show, é hora de finalmente agendar os shows da turnê. Há três maneiras de fazer o agendamento.
- Buscar uma rede de clubes e conversar com o CEO da companhia, verificar se ele está interessado em agendar sua turnê nos clubes dele, neste caso a banda enviará a planilha com o cronograma da turnê e o CEO irá enviar os convites para sua turnê assim que as datas forem sendo habilitadas.
- Postar sua turnê no The Company Fórum para os clubes enviarem os convites. Para postar é necessário que seja em inglês.
- Agendar sozinho os shows através do assistente de agenda da banda, se optar por este método, verifique antes de agendar se o rider e o preço dos ingressos estão de acordo com sua banda, agendar shows em clubes onde o CEO não é tão ativo pode matar o artista de raiva.
Nota: Aos artistas que têm contrato com a B-ROCKS RECORDS, não precisam se preocupar com essa parte de desenvolver uma rota de turnê e buscar os convites, basta me mandar mensagem no jogo que nós criamos uma rota de turnê para sua banda e já buscamos os convites. Temos parcerias com as melhores e mais sérias redes de clube do mundo.
O mais gratificante para nós artistas é ver a evolução da nossa banda, ver nossos fãs aumentando, ver que estamos ganhando novos mercados, que nossa banda está sendo ouvida em várias cidades do mundo, isso é o que nos motiva acordar todos os dias, pegar nosso instrumento musical, ir ensaiar e subir no palco para fazer nossos shows. A parte mais divertida e satisfatória é justamente nossas turnês, fazer nossos shows, mostrar nossas letras, nossas ideias, apresentar nosso trabalho para o mundo. Não há dinheiro que pague isso.
Portanto, pegue seus instrumentos, afine-os, faça sua mala, mande o busão para a revisão, e faça sua turnê mundial!
Nos encontramos na estrada!
Élcio Brasileiro – CEO of B-ROCKS RECORDS®
Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário abaixo que responderemos o mais breve possível.
Um dos principais segredos para fazer bons shows é ter um repertório de qualidade, mas como compor músicas de boa qualidade?
O primeiro passo para compor boas canções é aprimorar as habilidades utilizadas durante as composições: Básico de letras; Composição de Melodias; e uma habilidade de composição específica (Compondo baladas, Compondo canções que agradem multidões, etc). Não é necessário ter mais de uma habilidade de composição específica, escolha uma e aprimore.
Por ansiedade ou mesmo por desconhecimento, um erro bastante comum é novos artistas chegarem ao mundo e já começarem a compor, antes de começar a escrever suas músicas é importante aprimorar as habilidades citadas no parágrafo anterior até pelo menos 4*.
Para se tornar um compositor de qualidade, como tudo na vida, é necessário se esforçar e melhorar suas habilidades, seus fãs estão querendo ouvir o que você tem a dizer, entretanto eles são exigentes, você não quer passar vergonha apresentando músicas de péssima qualidade, correto? Felizmente aqui nós não temos nenhum “Tchu Tcha Tcha” fazendo sucesso, para deixar seus fãs felizes e satisfeitos é fundamental compor um material de qualidade.
Outro fator decisivo para a qualidade das suas músicas é o atributo “talento musical”, o ideal é estar em sobrenatural (21) antes de começar a compor, você pode compreender melhor sobre este assunto lendo a seção de atributos e também o tópico “SIMULAÇÃO” do guia Pontos de Experiência.
O nível da sua saúde e humor irão afetar diretamente suas composições, deve-se estar o mais próximo de 100% possível, não é indicado compor com o nível abaixo de 90%. Os melhores locais para compor são hotéis e apartamento.
Um item que pode ser usado para melhorar a qualidade da letra e/ou melodia da música é a semente de inspiração, é possível adquiri-la através de quatro formas:
- Foco de tempo livre (Tocar nas ruas)
- Foco de tempo livre (Festejar a noite toda): Para melhorar a possibilidade de receber a semente, esteja em um clube na hora da atualização
- Foco de tempo livre (Fazer download ilegal)
- Utilizando horóscopos, quando aparecer a mensagem informando que é um bom momento para compor, mude o foco de carreira para “Compor música”, a partir da hora da leitura do horóscopo, se o foco estiver correto, há a possibilidade de aparecer nos seus itens uma semente de inspiração em 24h, 48h ou 72h.
É importante ressaltar que ao utilizar a semente de inspiração a originalidade da música será reduzida, dos métodos acima eu recomendo utilizar o quarto, não gera nenhum efeito colateral como perda de saúde ou humor, entretanto para conseguir um horóscopo é necessário comprar um zodíaco e ter a habilidade de astrologia básica para usá-lo. Caso você não tenha esta habilidade, pode pedir um amigo que tenha astrologia básica te dar um horóscopo.
Não posso esquecer de mencionar um fator que estará presente em todas as composições para definir a qualidade, a sorte. Isso mesmo, sorte! É possível ficar 4 meses sem compor, começar uma canção com saúde/humor 100%, ficar no apartamento durante a composição, tudo como manda o figurino, e ao concluir sua música você ter aquela surpresa desagradável, descobrir que compôs uma música inigualável (22). Assim como é possível, embora seja raro, compor dois big hits (BH) seguidos. Para quem não conhece a expressão, big hits são músicas com qualidade (melodia / letra / originalidade) 25/25/21, 25/26/21, 26/25/21 ou 26/26/21, são aquelas músicas que ao terminar de compor aparece a mensagem no diário, “Terminei minha música XXXXXXXX. Acho que ela pode ser um grande sucesso!”.
Uma parte importante da composição são os instrumentos dominantes, preste atenção para não esquecer de adicionar os instrumentos conforme a sua banda, só se deve adicionar a função principal de cada membro da banda, considere a banda X abaixo:
José (Guitarrista / Baterista)
Maria (Vocalista / Pianista)
As músicas da banda acima deverão ter como instrumentos dominantes somente Guitarra e Vocalista.
Agora que já temos em mente algumas dicas para compor boas canções, basta buscar a inspiração, pegar papel e caneta, tirar o violão do armário, correr para o apartamento e escrever aquele grande sucesso que todos os seus fãs estão esperando!
Élcio Brasileiro – CEO of B-ROCKS RECORDS®
Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário abaixo que responderemos o mais breve possível.
O repertório é o combustível da banda, um dos fatores principais para definir se sua turnê será um grande sucesso e lembrada para sempre pelos seus fãs ou se será um grande fiasco e um prato cheio para a crítica especializada escrever longos artigos detonando sua banda.
A primeira coisa que se deve saber é que não há como fazer bons shows sem boas músicas, mas o mais importante é que não basta a música ser boa, seus fãs não querem mais ouvir os grandes sucessos da década de 70. Seus fãs estão interessados em músicas populares, músicas recentes, como dizem por aí, as músicas que estão bombando. Na prática isso significa que aquelas músicas que você compôs com tanto carinho não vão durar a vida toda, portanto você precisará atualizar seu repertório. Seus fãs querem músicas com popularidade alta.
Uma situação bastante comum é uma banda começar a turnê bem, as músicas ganham popularidade, a turnê decola, os fãs ficam loucos com seus shows, te esperam na porta do hotel, te cercam no camarim, as groopies tiram a roupa na frente do palco, se arrastam aos seus pés, tudo está indo de vento em popa, eu me sinto muito orgulhoso, nada mais gratificante para a B-ROCKS RECORDS do que ver seus artistas evoluindo, de repente, algum tempo adiante quando eu volto a olhar a banda, os shows estão piorando, piorando, seus fãs vão se entediando, gostando cada vez menos da sua atuação, quando vou conferir o motivo, não dá outra, repertório ultrapassado!
Para evitar a situação descrita no parágrafo acima é fundamental cuidar muito bem do seu repertório, o prazo correto para renová-lo é uma vez por ano, o ideal é marcar um dia no ano e trocar o repertório sempre naquele dia, é claro que haverá exceções, é possível que a música “A” do single mais atual da banda ainda esteja com popularidade ascendente, tem aquele grande sucesso antigo que mesmo se a popularidade não estiver tão boa, mas se a fama estiver bem alta os fãs vão adorar ouvi-la no bis. Salvo as exceções, é interessante trocar todas as outras músicas juntas, assim suas músicas irão atingir o ponto máximo de popularidade juntas e seu show vai alcançar o ponto mais alto possível.
Ao adicionar uma música ao seu repertório é importante observar a popularidade dos subgêneros, para observar siga o caminho, Paradas >> Popularidade dos gêneros, isso terá muito impacto nas vendas dos seus discos.
Por fim, é preciso saber planejar seu repertório, tocar 11 ou 12 músicas nos shows está muito bom, é interessante sempre manter músicas secretas no seu repertório para poder lança-las na data correta para atingirem a popularidade ideal para serem lançadas nos singles, (para mais detalhes sobre singles, confira aqui) e sempre trabalhar pensando na data da troca do repertório, o líder da banda (ou outro membro designado para essa função) deve ser um estrategista, o futuro e o sucesso da banda está em suas mãos, é preciso saber trabalhar com metas a longo prazo e ter sempre um olhar no futuro.
Élcio Brasileiro – CEO of B-ROCKS RECORDS®
Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário abaixo que responderemos o mais breve possível.
Agora que você saiu dos palcos da pracinha do bairro, agora que já estão tocando em clubes e conquistando os seus fãs, está na hora de profissionalizar sua banda.
Um ótimo meio para melhorar seus shows são os equipamentos de palco, caso tenha um equipamento que renda 5*, eles irão melhorar o desempenho do seu show em 10%.
Esta é a lista de equipamentos necessária para fazer 5* nos seus shows.
Obs.: Esta não é uma lista única, existem muitas variações que geram 5* igualmente. O ideal é não manter a potência dos seus equipamentos muito alta, não indico ultrapassar 94KW. Quando a potência dos seus equipamentos supera a potência máxima suportada pelo clube, naquele show, seus equipamentos não renderão 5*, portanto é bom deixar uma boa margem de segurança.
Mas só os equipamentos não bastam, afinal, quem vai carregar todos aqueles equipamentos? Quem vai fazer os shows de luzes que levam o público ao delírio? E quem vai organizar toda essa turma? Ter uma boa equipe técnica é tão importante quanto ter os equipamentos de palco. Segue abaixo a lista da equipe técnica que precisará.
Obs.: A quantidade de assistentes pessoais dependerá da quantidade de integrantes da banda, a regra é um assistente para cada membro da banda.
Segue abaixo tudo que você precisa saber sobre a equipe técnica (retirado da ajuda do popmundo).
Humor da equipe
Uma equipe feliz é uma boa equipe. O humor da sua equipe irá flutuar dependendo do desenrolar da sua carreira. A presença de um tour manager geralmente ajuda a manter o humor da equipe alto, especialmente se você tiver uma grande quantidade de pessoas trabalhando juntas. Não conseguir pagar o merecido salário em troca do trabalho duro da equipe prejudica severamente o humor dos membros, e demitir membros também reduz o humor dos trabalhadores.
Nível de experiência
Os novos membros da equipe chegam com um baixo nível de experiência. Com o tempo, conforme a equipe vai se familiarizando com sua banda e com a forma como você quer as coisas, a experiência vai subindo. Por este motivo, nunca é bom ficar demitindo e contratando equipe para tentar economizar.
Roadie
Poderíamos chamá-los de técnicos de apoio, mas isso não seria nada glamoroso. Estes esforçados trabalhadores são responsáveis pelo equipamento usado pelos músicos nas performances ao vivo. Eles garantem que o setlist, a água e as toalhas estejam disponíveis, e ajudam quando alguma coisa dá errado no palco. A função mais importante deles é carregar e descarregar o equipamento em cada show. Quanto mais roadies você tiver, mais rápido o trabalho será feito. A regra de ouro é simples: um roadie carrega ou descarrega 10.000 watts de equipamento em uma hora. Ter muitos roadies também ajuda a manter a qualidade do equipamento, para que você não tenha que consertá-lo com tanta frequência.
Técnico de Som
Este importante membro da equipe é o responsável pelos bons timbres que a plateia ouve saindo de seus instrumentos e vocais. Afinal de contas, de nada adianta um baterista surrar os tambores e ser abafado pelos backing vocals mal equalizados…
Iluminador
Em shows grandes, este mago das luzes encanta a plateia, comandando as luzes e os efeitos especiais que tornam a apresentação muito mais interessante, visualmente falando.
Motorista
O “Seu Motora” é quem dirige o busão ou comanda o avião. Dia e noite sempre lá, firme no volante. Pode ser bom contratar um motorista extra, para evitar algum desastre caso o único motorista da equipe durma em serviço ou beba umas a mais depois do show.
Assistente Pessoal
Assistentes pessoais tratam de todas as necessidades pessoais dos membros da banda. Tudo o que for preciso fazer, desde mandar as roupas para a lavanderia até comprar flores para a mamãe. Um assistente pessoal faz o melhor possível para que os membros da banda estejam sempre saudáveis e felizes, e para garantir estes objetivos, não tem nada melhor do que alguém fazendo todas as suas vontades durante a turnê!
Ter assistentes pessoais ajuda a liberar tempo para as coisas realmente importantes, como por exemplo passar tempo com groupies.
Um assistente pessoal por membro da banda geralmente é suficiente. Não há necessidade de mais do que isso… músicos não são frescurentos!
Tour manager
Não espere que sua turnê seja totalmente organizada se não tiver um tour manager na equipe. Sem as habilidades desta pessoa, seus roadies ficarão mais perdidos que cego em tiroteio, seu motorista irá se perder durante as viagens, seu técnico de som dormirá na mesa e seus assistentes fugirão com o primeiro figurão que passar pela frente.
Divulgador
Artistas em todos os setores do mercado musical se beneficiam da imprensa e de boas relações públicas. É aqui que entram os divulgadores.
O divulgador cuida de todo o dia a dia da exposição do artista, garantindo que todos os segmentos de mercado recebam a melhor imagem da banda possível.
Contador
O contador cuida de todos os ganhos e gastos da turnê – vendas de ingressos, janelas quebradas, processos de fãs, pizzas, todas as cervejas consumidas no backstage, etc etc.
Um bom contador ajuda você a gastar menos do que o necessário, além de proteger a banda de golpes aplicados por todas as pessoas desonestas que você encontrar pela estrada afora.
Élcio Brasileiro – CEO of B-ROCKS RECORDS®
Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário abaixo que responderemos o mais breve possível.
Um erro bastante comum entre novos artistas é começarem a compor sem ter os requisitos mínimos recomendáveis para fazer boas composições.
Se optarmos em compor sem as habilidades necessárias para tal, certamente o resultado será um fiasco, será o mesmo que jogar todos os nossos updates fora, tempo perdido, esforço perdido e uma grande frustração ao final da composição.
Então, o que fazer? Como aproveitar as maravilhas da vida no palco? Como fazer a tão sonhada turnê? Sair com nossas fascinantes groopies, bater um bom papo com nossos fãs e quebrar os hotéis mundo afora? A resposta é simples, a melhor forma de chutar a monotonia de ficar parado, sair pelo mundo fazendo shows e aproveitando o melhor da vida é formar um repertório cover (repertório com músicas de outras bandas).
A primeira coisa que temos que saber na hora de escolhermos o nosso repertório são os critérios de seleção:
- As músicas devem ser do mesmo gênero que a sua banda
- Escolha músicas com boa qualidade, ideal que sejam Big Hits ( [letra/melodia]: 25/25, 25/26, 26/25 ou 26/26)
- Selecione músicas com popularidade alta, não confunda fama com popularidade.
- Os instrumentos dominantes da música devem ser tocados pela banda (explicação detalhada logo abaixo).
A parte mais complicada em escolher um repertório cover são os instrumentos dominantes da música, deve-se escolher músicas que tenham os instrumentos que sua banda toca. A música pode até ter menos instrumentos que sua banda, na prática um membro da banda ficaria sem participar da música, mas não é interessante escolher uma música que haja um instrumento que sua banda não toque. Claro que quando falamos em cover, nem sempre isso é possível, deve-se ao menos minimizar esses aspectos indesejáveis.
Um breve exemplo:
Considerando uma música com os instrumentos dominantes:
– Bateria
– Guitarra
Se a sua banda não tem um baterista ou não tem um guitarrista, vocês irão sofrer uma penalização durante a execução desta música, pois não haverá um membro no palco para tocar um dos instrumentos dominantes da música.
Entretanto, se a sua banda tem um baterista, um guitarrista e um tecladista, irão executar melhor a música.
Agora que já foram definidos os critérios para selecionar as músicas, é hora de procura-las. A forma mais fácil de procurar as músicas é através da parada das rádios. Basta seguir este caminho: Paradas >> Paradas das Rádios. Aplicar o filtro para a rádio do seu gênero.
Ao aplicar o filtro aparecerá uma lista das músicas que estão nas paradas da rádio na semana atual. A setinha verde para cima significa que a música subiu uma ou mais posições em relação à semana anterior, a setinha vermelha indica o inverso, e o símbolo “+” indica que a música entrou nas paradas esta semana.
Uma das desvantagens de usar músicas covers é que o repertório tem que ser frequentemente atualizado, não é indicado tocar músicas cover com popularidade inferior a 40%, quando chegar próximo deste nível, é hora de substituir a música. Por esta razão, ao selecionar uma música dê preferência para músicas que entraram na parada das rádios na semana atual, a probabilidade desta música durar mais tempo antes de atingir um nível de popularidade que o force a substituí-la é maior.
Procure novas músicas às quartas-feiras, esse é o dia que a parada das rádios é atualizada, as grandes bandas costumam emplacar suas músicas nas paradas na primeira semana do single, geralmente as músicas novas na rádio ainda vão aumentar bastante sua popularidade, essa dica irá ajudar a música durar mais tempo no seu repertório.
Após formar seu repertório cover é só ensaiar todas as músicas até a prática ficar em 100% e ficar de olho diariamente nas músicas e nas notas que estão rendendo nos shows, dificilmente uma música cover dura mais de 30 dias no repertório, não há como prever esse tempo, o correto é ficar atento, todas as quartas-feiras olhar a lista das paradas das rádios e quando a popularidade das músicas se aproximarem de 40% substituí-las, de preferência por músicas novas que ainda estejam com a popularidade em crescimento.
Élcio Brasileiro – CEO of B-ROCKS RECORDS®
Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário abaixo que responderemos o mais breve possível.
18 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários, ↓
Jerry Cantrell
08/06/2017 em 5:42 (UTC -3) Link para este comentário
Gostaria de um contrato com a brock records
Evan Rachel Wood
16/06/2016 em 12:27 (UTC -3) Link para este comentário
Gostaria de pedir para que adicionassem aqui os veículos do artista, na sessão Transporte, pois frequentemente novatos vêm até mim perguntando e só consigo responder Leito de luxo ou Boing 666.
Também gostaria de poder atualizar a planilha que ando traduzindo, que quem sabe possa ser útil:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1E9a_S3oCjxM7XNYEZ_W7ZoVER5UPzU0XpivKlfpf9x8/pubhtml
Élcio Brasileiro
25/06/2016 em 10:40 (UTC -3) Link para este comentário
Bom dia, Evan!
A tradução da tabela está fantástica, parabéns por traduzir, essa tabela é excepcional, eu sempre a utilizo, principalmente a parte de tempo de aprimoramento, é ótima para fazer o planejamento.
Inseri o link da tabela traduzida na página de links úteis:
http://brocksrecords.mygamesonline.org/links-uteis/
Depois vou criar um texto sobre busão de turnê e copiar as informações que estão na tabela, que por sinal, estão completíssimas.
Parabéns pelo trabalho e muito obrigado por nos disponibilizar esta tabela traduzida.
Magali
28/10/2015 em 14:54 (UTC -3) Link para este comentário
Boa Tarde Élcio, dia desses a Lieke me perguntou qual Rota estou usando… enfim, encontrei – desculpa é que li tanto que me perdi nas informações…
Bem, estou agendando meus shows seguindo sua sugestão de tour simples
Um abraço
Magali ID: 3291308
Élcio Brasileiro
29/10/2015 em 21:30 (UTC -3) Link para este comentário
Boa noite, Magali.
Se precisar de ajuda com a rota me mande pm que monto um cronograma para ti.
Se precisar de algo pode me mandar pm que te ajudo.
Abraço!
Eloo
01/12/2018 em 11:02 (UTC -3) Link para este comentário
Preciso de ajuda quero montar minha primeira turnê mas naum sei nadinhaa!!! Meajuda!!!!
Élcio Brasileiro
01/12/2018 em 17:46 (UTC -3) Link para este comentário
Boa noite, Eloo. Me procura lá no popmundo, me mande pm por lá que monto uma turnê para você.
Roger Rodrigues Fabriani
02/09/2015 em 18:37 (UTC -3) Link para este comentário
Élcio, excelente esse teu artigo, cara. Eu, que estava desatualizado em 5 anos IRL (ou mais de 3 décadas popomundianas), consegui finalmente entender agora o melhor esquema.
Agora, ainda me resta uma dúvida: no meu caso, que estou fazendo minha primeira turnê de retomada de popularidade pelo mundo, compensa lançar um single no meio da tour, quando já tiver fama suficiente em mais de 24 cidades? Ou é melhor realmente terminar essa tour primeiro?
Élcio Brasileiro
03/09/2015 em 1:17 (UTC -3) Link para este comentário
Muito obrigado, Roger.
Compensa sim lançar um single quando tiver fama igual ou superior a deprimente em umas 30 cidades +/-, como vai vender pouco de qualquer jeito, os segmentos ainda estão baixos, eu não lançaria duas músicas novas para esse primeiro single, eu aproveitaria as que vc já esteja tocando durante a tour mesmo.
Roger Rodrigues Fabriani
03/09/2015 em 1:52 (UTC -3) Link para este comentário
Ok então… Farei isso!
Vou acompanhar a popularidade lá pelas cidades, e quando estiver com umas 23 ou 24 cidades eu já te mando as faixas gravadas. Deixo na tua escolha qual seria a A e qual a B, já que minhas composições não são tão boas assim como você cita no artigo.
Mas enfim, mais pra frente te mando mensagem pelo jogo, quando estiver mais perto de acertarmos as coisas pro lançamento então.
Élcio Brasileiro
04/09/2015 em 0:39 (UTC -3) Link para este comentário
Vc tem ótimas músicas, Roger.
Podemos usar estas duas no single:
The 43’s Jam
Trânsito Infernal
Roger Rodrigues Fabriani
09/09/2015 em 18:09 (UTC -3) Link para este comentário
Certo, a A eu imaginava mesmo que fosse a que vc citou. Quando coloquei ela nesta turnê, já pensava em ter como uma das faixas do single. A faixa B é que tenho dúvidas ainda, pois esta “Trânsito Infernal” está com extrema dificuldade em ganhar popularidade em relação às outras.
Lendo novamente o artigo, me bateram agora duas outras dúvidas:
– sobre o video-clipe e paradas nas rádios: isso fico um pouco confuso no texto… devo lançar o video-clipe antes que o single seja lançado? Tenho cinematografia e atuação em apenas 4*(e uns quebrados). Isso é suficiente pra ajudar em algo? Ou nem compensa gravar o clipe?
– sobre o full: como estou num caso um pouco fora do padrão, será que compensa gravar um full pra a semana seguinte do single, com as músicas que estou tocando atualmente na turnê? (supondo aqui que até o lançamento do full, elas ainda serão tocadas umas 15 a 18 vezes, pois o single seria lançado no “meio” dessa turnê).
Desculpe as dúvidas “noobs”, mas como sempre fui solo, nunca consegui cumprir tudo exatamente à risca na época que toquei antes.
Desta vez estou até um pouco mais preparado, já que tenho um repertório suficiente pra turnê, singles e full melhor do que o atual já pronto e ensaiado. Não quis queimar as melhores nessa primeira turnê, exceto por uma (The 43 Jam).
Élcio Brasileiro
10/09/2015 em 18:35 (UTC -3) Link para este comentário
Roger, o limite são de 3 respostas, então vou postar os esclarecimentos das suas dúvidas abaixo como resposta da pergunta original, ok?
“A faixa B é que tenho dúvidas ainda, pois esta “Trânsito Infernal” está com extrema dificuldade em ganhar popularidade em relação às outras.”
Para este primeiro single, vc pode aproveitar para suar como faixa B uma música que vc esteja tocando, de qualquer jeito vai vender pouco mesmo, eu não queimaria uma música para faixa B para este primeiro single, mas a partir do segundo single vc só vai tocar até atingir 10% (considerando que vá fazer festa de lançamento, caso contrário toque até 15%), vc deve atingir este nível em 4 ou 5 shows.
“Tenho cinematografia e atuação em apenas 4*(e uns quebrados). Isso é suficiente pra ajudar em algo? Ou nem compensa gravar o clipe?”
Compensa muito gravar um clipe, obviamente não vai sair surreal, mas vai ajudar sim, futuramente vc pode ir aprimorando as habilidades, mas mesmo com o nível que vc tem compensa muito lançar um clipe, vai te ajudar demais.
“– sobre o full: como estou num caso um pouco fora do padrão, será que compensa gravar um full pra a semana seguinte do single, com as músicas que estou tocando atualmente na turnê? (supondo aqui que até o lançamento do full, elas ainda serão tocadas umas 15 a 18 vezes, pois o single seria lançado no “meio” dessa turnê).”
Eu esperaria um pouquinho mais, Roger, se vc quiser, não há nada que impeça, podemos lançar, mas eu esperaria sua fama subir um pouquinho mais e as músicas pegarem mais fama tbm, pelo menos uns 2 ou 3 singles eu esperaria. Se estiver mto ansioso podemos lançar após o segundo single, mas as músicas devem estar com uma fama razoavelmente alta (fama, não popularidade).
Qualquer dúvida que tiver pode nos perguntar, fique à vontade para tirar todas as dúvidas.
Grande abraço.
Lizette
04/07/2015 em 12:26 (UTC -3) Link para este comentário
Que interessante esse forum, muito esclarecedor!
Mas tenho uma dúvida! Se eu tocar 11 músicas no show, quantos eventos devo colocar?
E eu só posso tocar eventos do meu gênero? Obrigada
Lieke Brasileiro
04/07/2015 em 13:48 (UTC -3) Link para este comentário
Lizette,
Se você tocar 11 musicas deixe apenas 9 eventos e sempre dê preferência pelos eventos do seu gênero, mas sempre escolha eventos que o integrante que vai fazer a perfomance tenha 5* na habilidade que pede o evento, ou no caso de bandas iniciantes sempre escolher eventos onde o integrante tenha o maior numero de estrelas na habilidade.
Espero que eu tenha te auxiliado.
Obrigada por usar esse espaço aqui para tirar suas duvidas. 🙂
Evan Rachel
09/04/2015 em 22:41 (UTC -3) Link para este comentário
Pessoal tenho dúvidas sobre a ordem das músicas, pois sabemos que nos singles ela define quem vai ser A-side e B-side, mas no full, como montar? As mais famosas em cima ou as compostas com melhor qualidade?
Élcio Brasileiro
11/04/2015 em 4:36 (UTC -3) Link para este comentário
Bom dia, Evan. Da minha banda eu ordeno por qualidade e segundo critério fama, mas nunca temos uma música com fama muito baixa, principalmente os BH, sempre têm fama muito alta, eu não colocaria uma música com fama abaixo de 70% nas primeiras posições, mas não tenho um estudo que comprove a eficácia deste método. Já vi várias teorias, bandas que intercalam as melhores, bandas que colocam as melhores no início e no fim, mas nunca vi um estudo que de fato comprovasse a eficiência de um ou outro método. Na nossa banda nós sempre usamos esse critério, organizar por qualidade e segundo critério fama.
Anthony Mullan
29/12/2014 em 12:19 (UTC -3) Link para este comentário
vou comprar